domingo, 21 de fevereiro de 2010

Esses dias eu vi: Deixa ela entrar


Saí do cinema sem saber direito o que pensar: romance, terror, suspense, drama... A palavra coringa "estranho" me acudiu mas eu rejeitei porque é muito fácil. Mas vale no caso. Antes a história:

Oskar é um menino magrelo e mole de doze anos que vive sendo perturbado (ou, como se prefere hoje, "é vítima de bullying"... argh) pelos colegas na escola. Um belo dia - belo não, os dias desse filme têm todos uma tonelada de neve e um pingo de sol, porque estamos na Suécia, nos anos 80 - ... Um "belo" dia, vizinhos estranhos se mudam para o apartamento do lado, um homem e uma menina, Eli.


Mortes e coisas estranhas depois (o menino coleciona num caderno notícias policiais de jornal), Oskar se aproxima da nova vizinha. Seguem-se mais peripécias que incluem uma cena tocante: num lugar escondido, com o dedo cortado para que se tornem irmãos de sangue, Eli não se aguenta de fome e lambe o chão em que goteja o líquido vermelho de Oskar... que fica estarrecido. E oui, Eli é vampira. Vampira? Na verdade é um menino que foi castrado na Idade Média, e que têm sua idade conservada eternamente pela sua condição...


O romance é bonitinho. Há cenas agradável e desagradavelmente nojentas. A trilha sonora é piegas - digam o que quiserem, mas que eu saiba, o filme ganhou dezenas de prêmios e nenhum pela trilha sonora. No final há uma desforra trágica com os coleguinhas chatos e a cena final indica o início ou continuidade de um ciclo.

O filme tem cenas sensíveis de um amor leve, e há laivos de reflexão sobre a vida, solidão, amor, etc. A neve não pára de cair um instante. Há muitos gatos também (eu ri na cena em que eles demonstram seu ódio pelos vampiros...) e a sutileza do cinema europeu predomina em cada tomada, em cada minuto a mais em que sua paciência é testada mas bem paga pela cena seguinte. 

Quem gosta de vampiros vai gostar. Quem não gosta, acho que vai gostar também. Sozinho eu não vejo de novo, mas se alguém me chamar, eu vou.

O título original é Låt den rätte komma in - Let the right one in, em ingrêis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário