domingo, 24 de outubro de 2010

Como se tornar uma pessoa pior

Pouca coisa mais saudável do que uma autocrítica no estilo não-autodestrutivo. Aquela coisa de se olhar no espelho e ter a coragem de pôr na cara os olhos dos outros e se ver a partir de uma perspectiva que não seja a de seus desejos e vontades...

Enfim, dialogar com o que de pior existe em si pra encontrar o que de melhor aí houver é um exercício muito produtivo em geral. Não carece dizer que cinco em cada dez seres humanos raramente são capazes disso.

É com esse intuito, de ver-se enquanto criatura outra que, depois de várias peripécias vividas em quase três décadas que este ser vivo que chamo de eu tem tecido em forma de biografia (huhuhu), resolvi compor um manual de como se tornar uma pessoa pior – seria um tipo pop-punk de psicologia reversa – ça veut dire, leia e faça o contrário. Alors:

Dicas de como se tornar uma pessoa pior

1 - Primeiro e antes de tudo diga-se em todas as situações possíveis e descontextualizadas que vc é a melhor pessoa do mundo; que há um engano básico naqueles que por acaso digam não ou talvez às suas opiniões, e que um dia, quando elas acordarem, num momento mágico de iluminação, reconhecerão que vc sempre esteve certo. Até porque, vc é vc, e nada mais importa.

2 - Empatia é um exercício perigoso, inútil, uma extrapolação psico-literária sem sentido, já que vc nunca vai saber de fato como o outro se sente, posto que, como sabemos, vc é especial e diferente até o último cromossomo de suas células. Não, se as pessoas são o que são e não conseguem ser felizes como vc, azar o delas.
3 - Compreensão? Pra quê? Já é tão difícil o caminho do auto-conhecimento! Cada um que trate de ser estudante de si mesmo e viva com seu karma! Palavras amigas só quando se seguirem a vantagens amigas... afinal, é a competição que nos define enquanto seres humanos!

4 - Aquele seu amigo que vc sabe que é um idiota se deu melhor do que vc no tabalho ou não sei aonde? E por acaso – ou não – a vida te deu a chance de fazer com que ele cometa um simples errinho que não vai prejudicá-lo por muito tempo e que de quebra vai fazer vc ocupar o lugar que merece na economia do universo? Então não perca tempo... Ah, e se porventura esse simples errinho induzido por vc prejudicá-lo bem mais, muito mais do que o esperado... paciência! Ninguém é perfeito e o destino é que nos rege. Que vença o melhor!

5 – O velho “olho por olho dente por dente” é e sempre será  uma regra de ouro!

6 - Nunca, mas nunca, em hipótese nenhuma, dê mais do que recebeu. Até porque há uma contradição lógica nisso. Woodstock e Éden são bons como nomes de boates ou bares – e só.

7 - Deus existe para ajudar os bons. Como a priori vc é bom – como não seria se tudo o que vc faz tem base no que se diz desde a Idade do Bronze por um povo escolhido? – fique tranquilo. Mas ainda que as suas ideias progressistas e pragmáticas não combinem muito com a palavra de deus, tudo bem, ele torce por quem faz acontecer, e no fim tudo se resolve pra vc!

8 - Digam o que digam, existem sim os bons e os maus – vc não é racista ou preconceituoso, apenas sabe o que é certo. Contra fatos não há argumentos! E mesmo se houver, argumentos de pessoas não-respeitáveis não são argumentos válidos!
9 – Nunca tenha vergonha de assumir pra si mesmo o quanto seu olhar sobre qualquer assunto é mais aguçado do que o de todos!

10 – Finalmente, ninguém é perfeito, a perfeição é inalcançável; então erre, perdoe-se sempre; se errar de novo, tudo bem, pra que tanto rigor? Vc é como é e não precisa mudar – as pessoas que estão ao seu redor é que têm que fazê-lo... pra que tanto trabalho? Pense que pros outros isso de mudar e repensar as atitudes é sempre mais fácil. Então não sue à toa.

No mais, viva a vida!



4 comentários:

  1. Ou seja, assista House e seja igual a ele.
    Bacana seu post, agora eu sei o que não fazer pra ser uma boa pessoa. (:

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais perversa.. rsrs...
    Afinal, não somos doces criaturas de deus!? ;)

    ResponderExcluir
  3. O tópico 5 eu insisto em manter! ¬¬

    ResponderExcluir