domingo, 19 de dezembro de 2010

WikiLeaks


Fala-se no momento de Wikileaks. Quem não sabe o que é digne-se a dar uma lida na Wikipedia – sem se assustar com a cara de pedinte do fundador. Haha.

Leak é vazamento em inglês e wiki vem da palavra wiki wiki, que em havaiano quer dizer rápido. Pois muito bem, o Vazamento rápido é o Trending Topic do momento, por mais que o Twitter censure e tente explicar a ausência do termo nos tópicos mais comentados do mundo falando de altos e sobrenaturais algoritmos e os cambau. Wikileaks fora do Twitter é mais ou menos como vizinhas fofoqueiras evangélicas ignorando o comportamento sexual da menina solteira que mora sozinha no apartamento de frente.

Minha vontade era tacar de escrever sobre verdade e mentira, sinceridade e cinismo, meio como faria Montaigne. Mas entre o século de Montaigne e este existem vidas inteiras, sendo que as últimas se expõem mais rápida e perigosamente na Rede, então fiquemos com isso:

Eu particularmente simpatizo muito com a sinceridade. Com a verdade também (insisto no v minúsculo, transcendências são de extremo mal-gosto quando fora da literatura). Eu tento viver essas duas coisas – sobretudo ser sincero: sobre o que sinto, o que quero e o inverso também. Paga-se um preço por isso claro. Os lucros têm sido maiores, imagino.

No entanto, qualquer um que tenha vivido em grupo, consciente de que as coisas passam e mudam e que seres humanos são diferentes uns dos outros e que às vezes devem poder confiar numa imutabilidade média das situações mesmo em contextos adversos e tenebrosos (o objetivo é não ser muito claro mesmo)... ou seja, todo ser humano sabe que nem sempre é bom, produtivo e eficaz que todos saibam de tudo da mesma forma ao mesmo tempo. A questão lógica que se segue é “Bom, produtivo e eficaz pra quem?”. Pergunta legítima, cujas respostas serão sempre arbitrárias... e que não explorarei agora. Mas o foco é, se na vida do dia a dia vivemos sob um código sutil e delicado do que deve e não deve ser dito, do que pode ou não pode ser comunicado ao público, seja ele a família ou os amigos ou a empresa, imagine a mesma coisa mas então entre nações, entre grupos que conglomeram interesses e pessoas que podem influenciar a vida de milhões e bilhões de seres humanos e animais?

Não sou advogado do diabo, nem de deus, nem do unicórnio da pureza e da santa melosidade. Mas imagine as situações de destruição e instabilidade a que toda relação humana de qualquer tipo estaria sujeita se tudo devesse ser dito na cara, na lata, de qualquer jeito? Aloka!

É por isso que penso que Wikileaks está mais para um adolescente de 17 anos idealista gritando verdades aloucadamente diante do papai Estados Unidos e de seus amigos prepotentes e cínicos, do que para Jesus Cristo pregando no Monte para sedentos da verdade. Cada um quer a verdade que lhe convém. Só os loucos, artistas, santos e pessoas extremamente legais têm cabeça pra aguentar certas verdades não-legais. Minha metáfora não foi por acaso: adolescentes são pessoas criativas, ativas, cheias de ideias e vontades, pulsam de vida e desejo... e por isso mesmo são irresponsáveis. Aos 30 coram de vergonha ao lembrar do que gritavam com tanta certeza aos 15.

E mais, acredito no amor e que um mundo com pessoas melhores é possível, embora haja um abismo a se transpor até lá. Mas que o caminho seja a sinceridade, a transparência radical completa, no lo creo. Ainda mais quando o que se está em jogo não são apenas interesses escusos de governos ambiciosos e fraudulentos, mas vidas de pessoas que dependem dos peidos e dos arrotos desses mesmos governos.

Um cotoco para Obama e Hillary, que obraram essa perseguição patética e cínica a Julian Assange, porta-voz do Wikileaks. Mas dou-lhe outro ao próprio Julian Assange: vá crescer e não aceite doces milhões de euros de estranhos governos interesseiros, que é o que acontece a crianças loucas e adolescentes a fim de chocar o mundo.

2 comentários:

  1. Concordo com você. Transparência radical para governos é como colocar uma placa em nossa casa com os dizeres: Aqui as fechaduras são fracas e eu guardo muito dinheiro. Mas, não acho que o Assange é inocente como um jovem de 15 anos. Ele sabe onde está colocando a placa e para quem. O governo americano terá mais problemas daqui pra frente. Estou até com uma certa dó do Obama. Nem o partido republicano faria algo tão cruel com ele. Obama foi humilhado diante do povo que o elegeu. Quem deu os documentos a Assange odeia o presidente americano!

    ResponderExcluir
  2. Claro que conversaremos muito sobre isso - posso até prever as horas intermináveis... Mas não sei se a esse respeito Obama é tão vítima assim. Alguma coisa me diz que Julian Assange já foi absorvido pelo "sistema", mesmo que não o saiba... Essa histeria dos EUA na minha opinião tem a ver com o que eles acham que Assange tenha nos cables, e que nem o próprio deve saber que tem, e talvez nem tenha mesmo. E quem sabe, Assange e Obama já tenham se resolvido nos bastidores e isso tudo não seja mais que um teatro pra que os sedentos pela "Verdade" tenham a falsa esperança de que há algo além do poder do dinheiro das grandes potências capitalistas...

    Je sais rien moi.

    ResponderExcluir