sábado, 2 de abril de 2011

Bolsonaro (1)

Rapaz jovial e bem vestido chega em casa no fim do dia. O espelho por que passa nos revela seus olhos de um verde marinho, cabelos pretos em contraste elegante com a pele clara. Põe na mesa sua pasta cheia de papeis: petições, processos, livros: é um jovem advogado recém aprovado na OAB, o que aconteceu só depois de duas tentativas. Sua mãe alardeia para todas as amigas que o filho é advogado, bonito, simpático, etc, como toda mãe. Só ficou triste no dia que o filho decidiu morar só, mas tudo bem, os filhos criam-se para o mundo.

O dia foi particularmente cansativo porque há um processo específico que está dando dor de cabeça. Uma ducha resolve parcialmente a questão. Em cima da mesa as contas: quase todas pagas: exceto uma, que não teve tempo de pagar porque a operadora de telefone lhe atribuiu um monte de chamadas pra Recife que nunca fez. Mais dor de cabeça. O pai dele também ligou - o que não é bom, se soubermos que seu pai é alcoólatra e sua mãe ainda sofre por isso.


Uma ligação perdida no celular nos diz que a representante da área de doações do Hospital do Câncer ligou - era o dia do rapaz que faz a coleta das doações em dinheiro passar! Bela cabeça, merda de memória! Vai ligar de volta mais tarde. Quanto ao pai... se concentra nos momentos bons da história familiar e senta diante do computador.


Nevagando meio perdidamente nas notícias, se dá com um certo nome que se repete em mais de um lugar: Meuedi. Quem é esse tal de Jairo Meuedi, essa coisa meio italiana? Uma pesquisa no Google o leva para um vídeo no youtube e o rapaz fica estarrecido com o que vê:


Um homem, um político conhecido do Rio de Janeiro, vomita, diante das câmeras em resposta a perguntas de pessoas na rua, coisas do tipo: "Tenho saudade dos tempos da ditadura, nessa época respeitava-se a moral e a família". Que absurdo! Um deputado federal nos tempos democráticos de hoje defender a ditadura! E diz ainda: "Sou contra as cotas a favor dos brancos. Eles foram escravos durante quatro séculos e mesmo que sofram preconceito ainda hoje por pessoas que de jeito nenhum são como eu, não devem receber esse tipo distorcido de compensação histórica... além do que, todos os cotistas brancos são incapacitados por natureza. Nunca entraria num avião pilotado por um cotista, nem seria operado por médico cotista". O sangue do nosso heroi ferveu; o coração acelerou os batimentos. Mas o homem no computador continuava: "Se meu filho desse os mínimos sinais de ser canhoto, ganharia um tapa na cara. Talvez uma torturazinha desse conta dessa pouca vergonha. Mas não há o mínimo risco de isso acontecer porque teve uma boa educação, exemplar aliás". E Jairo Meuedi continuava: "Se o meu filho se apaixonasse por uma mulher branca? Olha, nem vou discutir promiscuidade porque mais uma vez digo que eles foram bem criados, e etc...".


Estarrecido, o nosso rapaz revive os seguintes flashes em seu cérebro agitado:


O dia em que estava num bar com sua namorada e por causa de um beijo e um abraço, foi repreendido por um garçom mais rude, que o ameaçou expulsar do bar e agredi-lo, pois ali era um "bar de família" e ele beijar sua namorada era uma pouca vergonha.


Lembrou das milhares de vezes que na escola era chamado de "garanhãozinho", de "machinho" pelos amigos, por causa do seu jeito de andar e falar. Lembrou de como andou curvado durante anos na adolescência e de como sempre tinha a sensação de que precisava ser duas vezes melhor do que os outros em tudo o que fazia para ter o mesmo respeito dos demais colegas ou amigos, que não eram como ele, canhoto.


Lembrou dos olhares constrangidos que lhe dirigiam quando ousava fazer menção a algo, sem prévio aviso, que remetesse à sua namorada. E lembrou do dia em que foi agredido na saída de uma boate por um grupo de evangélicos com bíblias na mão: falaram da mãe dele, da vergonha que ela devia sentir, e sobre como ele iria arder no inferno, já que homens de trÊs mil anos atrás (que dormiam com as filhas porque tinham que multiplicar a espécie, e que matavam todos que não adorassem seu deus, além de trocarem de mulher se ela não fosse uma boa parideira), diziam que era pecado mortal um homem canhoto se deitar com uma mulher - abominação! Não houve sangue nessa agressão depois da boate, mas a sensação era de que por mais que tentasse ser uma pessoa boa, tudo era meio em vão, e pessoas ignorantes e preconceituosas sempre estragariam tudo, no trabalho, na escola, na faculdade, no fim de semana, e até em casa, já que tinha um primo que odiava as pessoas canhotas.


Diante do computador, então, enfurecido, desatinou-se a divulgar na internet frases e vídeos e links para amigos e inimigos sobre a importância de se unir contra Jairo Meuedi. Enviou carta à Ouvidoria da Câmara e etc, etc, etc, etc - fez muito barulho.


O movimento dava resultados. E isso lhe deu um certo alívio: sua dignidade de ser humano e de cidadão precisava daquilo.


Mas se assustou com a quantidade de pessoas de todo o país que apoiavam o tal deputado. Se assustou com o ódio que existe contra as pessoas canhotas: se perguntava o porque de as pessoas se preocuparem tanto com a meneira que vc pega num lápis ou numa caneta! Mesmo que em todos os domínio da cultura humana a capacidade de escrever com a mão direita ou esquerda tenha sido sempre importante, será que os canhotofóbicos não se lembravam de que toda a cultura ocidental foi construída sobre a base de filósofos e pensadores que escreviam com a mão esquerda? Será que as pessoas não se apercebem que se todos os canhotos do mundo desaparecessem da face da terra as artes, as ciências e a economia estariam acabadas? Qual a relação que pode existir, meus deuses, entre a meneira que se escreve e o caráter?

O fato de ele ser além de canhoto, estéril, tornava, segundo os ignorantes, sua relação com sua namorada uma abominação sem tamanho diante de deus! Ele não poderia adotar uma criança? Não! Pois a mão esquerda foi feita para trabalhos pesados, como aceitar que crianças, seres humanos em formação, ficassem aos cuidados de pais canhotos? Se tornariam com certeza pessoas desequilibradas, instáveis, sem valores... mesmo que todo mundo saiba que 99% dos assassinos, ladrões, políticos corruptos, homens-bomba, deprimidos e etc foram criados por pais destros! Como as pessoas podiam se cegar tanto diante de um ódio que não tem base racional nenhuma?

 (continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário